quarta-feira, 9 de maio de 2012

A sabedoria clama... e você tem dado ouvidos a essa voz ?

A sabedoria clama nas ruas, levanta sua voz nas praças; 
clama nos lugares mais concorridos; nas entradas das portas da cidade pronúncia seus discursos.
Até quando, ó ingênuos, amareis a ingenuidade, e os insensatos aborrecerão o conhecimento?
Voltai-vos para minha repreensão; eis que eu derramarei meu espírito sobre vós, e vos farei conhecer minhas palavras.
Porque eu chamei, e não quisestes ouvir.
Estendi minha mão, e não houve quem atendesse,
antes, rejeitastes todo o meu conselho e não aceitastes minha repreensão,
também eu me rirei de vossa desgraça, e me burlarei quando vos sobrevenha o que temeis;
quando vier de repente o que vos assusta, e vossa desgraça chegue como um redemoinho;
quando sobre vós venham a tribulação e a angústia.
Então me chamarão, e não responderei;
e me buscarão com afã, mas não me acharão.
Porquanto aborreceram a sabedoria e não escolheram o temor do Senhor,
nem quiseram meu conselho, e menosprezaram toda a minha repreensão;
comerão do fruto de seu próprio caminho e se fartarão se seus próprios planos.
Porque o extravio dos ignorantes os matará, e a cômoda indolência dos néscios os levará a perdição;
mas aquele que me escutar habitará confiadamente e viverá tranquilo, sem temor da desgraça. 
(Provérbios: 1. 20-33)

Vemos que a sabedoria está gritando, como se estivesse tentando chamar a atenção das pessoas que estão passando. E ela não grita de apenas um lugar, mas de vários.
Isto significa que a sabedoria pode ser encontrada em qualquer lugar. Você não precisa ter estudo, vasto conhecimento ou frequentar as melhores escolas. Como diz a passagem logo de início, a sabedoria é encontrada em lugares muito comuns. Ela fala de ruas, praças e entrada de portas, em outras palavras a sabedoria se encontra a disposição. O problema é que nem todos estão verdadeiramente procurando por ela!
Se você não precisa de uma determinada coisa, certamente você acaba não se importando em procurá-la. Se você acha que já sabe tudo, se é do tipo que precisa cometer os próprios erros para então aprender a lição - como muitos jovens dizem aos país - então, é claro que você está entre os néscios.
Néscios são pessoas complacentes, que não buscam maneiras de se tornarem melhores ou de fazerem melhor... muitos querem ser sábio, mas esses muitos não estão a disposição de correr atrás para adquirir a sabedoria.
O rei Salomão foi considerado o homem mas sábio de toda a história - mas por que? Porque ele desejou antes de qualquer riqueza ou coisa parecida.. e o Senhor Jesus foi obrigado a dizer: “Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. 1 Reis 3:12”
Para adquirir a sabedoria é preciso desejas, aceitar as repreensões, e estar sujeito ao temor do Senhor, porque você simplesmente não pode ser sábia sem que tenha o temor a Deus - alias Ele é a própria sabedoria dentro de nós e aquele que O tem será assim como foi Salomão o sábio, e ficará na história como exemplo para muitos.
Aquele que escutar a voz da sabedoria viverá tranquilo, sem temor dos males.
A sabedoria clama, será que você dado ouvidos a essa voz ?

P.S: leia o capítulo 4 de Provérbios e reflita nele. Deus abençoe, na fé Cleide Reis!

2 comentários:

  1. É muito bom refletir na Palavra de Deus. Nos enche de sabedoria, conhecimento. A Bíblia é um verdadeiro mapa. Nas mais diversas circunstâncias é a Voz de Deus ao nosso coração.

    Seus leitores agradecem as postagens com textos inéditos. Muito bom. Agrega muito mais valor e qualidade (já comprovada) ao seu blog.

    A propósito, o blog "Vivendo pela Fé" já está recomendado no meu blog "Diante do Reino".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Vinicius pelas suas visitas e por recomendar o meu blog no "Diante do Reino".. farei o mesmo como forma de gratidão. Deus abençoe sempre.. e é isso ai vamos ajudar uns aos outros para anunciar o Reino de Deus através dos nossos blogs. Um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...